Developed in conjunction with Ext-Joom.com

Disponíveis apostilas e Coleção Programadora Brasil para Cineclubes e sessões de cinema nas Praças

 

Foto: Prefeitura de Maricá/RJ

Em pesquisa realizada pelo MinC em 2016 com 122 Praças inauguradas a “exibição de filmes” está entre os 10 tipos de atividade que mais acontecem nos CEUs. Esse resultado realça a importância dos cineteatros e das áreas abertas das Praças CEUs como espaços de projeção de filmes para os mais diversos públicos e para a socialização e interação da comunidade. Para ajudar os Grupos Gestores e Coordenadores a organizar os Cineclubes e sessões de cinema, disponibilizamos abaixo um conjunto de materiais de capacitação:

Rede CEUs de Cineclubes

Cine Mais Cultura – Caderno 1 – Montando o Cine

Cine Mais Cultura – Caderno 2 – Preparando a Exibição

Cine Mais Cultura – Caderno 3 – Estratégias de Permanência

Cine Mais Cultura – Caderno 4 – Formação de Público e Cineclubismo

A apostila Rede CEUs de Cineclubes é fruto de um projeto desenvolvido pelo Ministério da Cultura em parceria com a Universidade Federal do ABC entre os anos de 2015 e 2016. Nela é possível encontrar dicas sobre como fazer a Produção, a Programação e a Comunicação das sessões de cinema nos CEUs, como pode ser observado no seguinte exemplo:

 “A Programação é responsável pelo conteúdo a ser exibido. A linha de programação deve estar em permanente construção e aperfeiçoamento através do diálogo, interação e entendimento democráticos entre os organizadores e o público para que o cineclube cumpra seu papel cultural e social. Assim, é possível saber que tipos de filmes mais agradam e os assuntos que interessam o público. Essas informações servirão de base para as pesquisas de programação, a condução dos debates e melhores formas de divulgação das sessões.

Para a programação sempre cativar o interesse de todos os envolvidos é preciso investir em pesquisas (livros e internet), “garimpos” (sebos e colecionadores) além de abrir possibilidade para o recebimento de obras.

É importante observar a Faixa Etária/Classificação Indicativa, seguindo as normas do Ministério da Justiça. No caso de sessões com dois ou mais filmes, o filme com a faixa etária mais elevada é o que dita a classificação indicativa da sessão”(Rede CEUs de Cineclubes, p. 25).

Já o segundo material é composto pelos Cadernos Cine Mais Cultura.  Esses cadernos reúnem informações básicas sobre o Cine Mais Cultura, Programa lançado em 2007 pelo MinC e que visou apoiar a implantação e programação de salas de exibição audiovisual alternativas – os chamados CINES -  em municípios de todo o país. O conteúdo dos cadernos fornece subsídios para a implantação, operação, manutenção e sustentabilidade dos CINES, funcionando como apoio para o treinamento das equipes responsáveis por sua operação e administração.

O MinC incentiva a leitura desses materiais e a exibição de  filmes como uma maneira de fomentar a cultura e a constante formação da identidade da comunidade.

Praças CEUs inauguradas podem solicitar a Coleção Programadora Brasil

Além dos materiais de apoio, o MinC tem disponibilizado às Praças CEUs inauguradas a coleção de DVDs da Programadora Brasil. Visando a promoção e acesso ao cinema nacional, a Programadora realiza uma curadoria e constrói um catálogo de filmes, de diversos formatos e gêneros, para democratizar as produções nacionais. São filmes de longa, média e curta-metragem, para todos os públicos e de variados estilos.

A Secretaria de Infraestrutura Cultural do Ministério da Cultura (SEINFRA/MinC), no intuito de dar acesso aos cidadãos brasileiros conteúdos audiovisuais nacionais, está levantando a demanda das Praças CEUs pelos kits de DVDs para compor o acervo da biblioteca dos Centros de Artes e Esportes Unificados.

O referido kit poderá ser entregue às Bibliotecas das Praças CEUs já concluídas e/ou inauguradas, mediante solicitação do ente federado por meio de envio de e-mail ao endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., especificando: 1) Nome e contatos (telefone e email) do servidor municipal responsável pelo recebimento e disponibilização do KIT à Biblioteca da Praça CEU; e 2) O endereço de envio atualizado, com CEP. 

Uma vez solicitado o KIT, o município automaticamente se compromete a deixá-lo disponível para acesso ao público junto ao acervo da Biblioteca, além de promover exibições dos referidos filmes no Cineteatro da Praça CEU. 

Ao solicitar o KIT o município se torna um Ponto de Exibição Associado à Programadora Brasil e contribui para o acesso do cinema brasileiro pelo cidadão.

Ressaltamos que os pedidos do material não poderão ser atendidos de imediato, pois a área responsável pelo envio está com dificuldades operacionais para atender todas as demandas. Porém, informamos que, uma vez solicitado, o pedido do município entra na lista de contemplados a receber tal material. Todos aqueles que já receberam os materiais mencionados, de acordo com controle interno do MinC, não terão direito a outro. E o município que possuir mais de um CEU deverá solicitar os KITS, conforme o número de Praças.