Developed in conjunction with Ext-Joom.com

Disponível o terceiro volume da série "Párticas de Gestão"

  

Mobilização Social e Grupo Gestor é o tema do terceiro caderno integrante da série "Práticas de Gestão das Praças CEUs". O volume traz referências sobre mobilização social; o pertencimento da comunidade à Praça CEU; o cuidado com a Praça; a participação e a influência da comunidade nas atividades executadas; e a importância do Grupo Gestor em todo esse processo.

Recheado de depoimentos de gestores e comunidades e de exemplos de experiências de formação e atuação dos Grupos Gestores das Praças, o caderno busca trazer a reflexão sobre a importância de manter a mobilização social das comunidades de forma contínua. Essa continuidade contribui para a renovação e a ampliação de parceiros, para a ocupação dos espaços pela população e para a divulgação das atividades da Praça.

As experiências pesquisadas mostram que o cuidado com a Praça é resultado do sentimento de pertencimento da comunidade em relação ao espaço. Esse sentimento é gerado com a participação social na gestão, de forma que as decisões sobre a Praça passem necessariamente pelos moradores e pelas entidades locais, ou seja, que a comunidade tenha poder para participar de forma ativa da organização dos espaços e das atividades, juntamente com o poder público local.

Destaca-se que o Grupo Gestor Tripartite é a forma de institucionalizar e legitimar a gestão democrática da Praça. Mas a participação da comunidade não deve se limitar à participação no Grupo. A Comunidade deve participar da organização das atividades, da avaliação, da montagem da programação, da solução de problemas e conflitos, entre outras ações.

Outro aspecto importante é o Estatuto do Grupo Gestor, que é o documento que define a composição, as eleições, o tempo de mandato, as competências, as formas de atuação, as reuniões, os direitos e as obrigações do Grupo. Este documento deve ser instituição por Lei, Decreto ou Portaria Municipal.

Essas e outras questões foram aprofundadas neste terceiro caderno que visa à capacitação dos gestores e comunidades das Praças. Acesse aqui:

Mobilização Social e Grupo Gestor