Developed in conjunction with Ext-Joom.com

Encontros de Ativação das regiões Nordeste e Sudeste

Os últimos encontros realizados no âmbito do Segundo Ciclo de Ativação das Praças CEUs ocorreram no Nordeste e Sudeste, concluindo as atividades nessas regiões.

O “Encontro de Ativação das Praças dos Estados do Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe” foi o sexto realizado no âmbito do Segundo Ciclo de Ativação das Praças, sendo o último da região Nordeste. Realizado em Petrolina-PE no dia 06 de agosto, o encontro contou com a presença de cerca de quarenta pessoas, entre representantes de Praças de nove municípios. Também estiveram presentes: Ana Elenara Pintos, Coordenadora Geral de Estudos e Pesquisas de Esporte e Lazer do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais (SNELIS - ME); Thays Moura, Analista de Infraestrutura do Departamento de Infraestrutura de Esporte (Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento - ME), Naldinho Freire, da Representação regional da Funarte do Norte e Nordeste, Ismael Cardoso, da Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural do Ministério da Cultura, além da equipe gestora do Programa, da Diretoria de Infraestrutura Cultural (DINC-SE) do Ministério da Cultura.

O encontro foi inaugurado pelo Secretário de Cultura de Petrolina, Ozenir Luciano, pelo Diretor de Formação Artística e Cultural (Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural) do Ministério da Cultura, Randal Farah, e pelo Prefeito do município, Julio Lossio, que discorreu sobre a importância de um equipamento intersetorial em áreas de vulnerabilidade social.

Os três últimos encontros da região Sudeste foram realizados em Sete Lagoas-MG, Mauá-SP e Bauru-SP. Em Sete Lagoas-MG, diversos secretários do município participaram da abertra do evento, além da Assessora de Gabinete da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Cezarea Alice Macedo, que ressaltou que o trabalho das Praças CEUs é um trabalho transversal e de muitas mãos, e que a intenção e o desejo é de que o governo do estado colabore com o Programa. Nesta ativação participaram cerca de setenta representantes de CEUs de quatorze municípios. Também houve participação de Rafael Raeff Rocha, Analista Técnico de Políticas Sociais da Secretaria Nacional de Segurança Pública, representando o Ministério da Justiça, de Cláudia Houara de Castro, Representante da Representação Regional de Minas Gerais do Ministério da Cultura, e de Daniela Meira, Administradora Cultural da Fundação Nacional das Artes de Minas Gerais.

Devido à grande concentração de Praças em São Paulo, dois encontros de ativação foram realizados neste estado. A “Ativação Praças CEUs das Regiões Metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas e do Vale do Paraíba” foi realizada na Praça CEU de Mauá-SP, no dia 01 de setembro, com participação de cerca de setenta pessoas, entre representantes de quinze municípios. O prefeito do município de Mauá, Donisete Braga, esteve presente no encontro, que foi aberto pelo Secretário de Cultura Esportes e Lazer de Mauá-SP, Waldir Luiz da Silva, que enfatizou a importância da mobilização social e do grupo gestor, que já está ativo no município. Também participaram desta ativação Andréa Nascimento Ewerton, Diretora do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Ministério do Esporte), Tadeu de Souza, Coordenador da Representação da Fundação Nacional das Artes em São Paulo, e Henry Alexandre Durante Machado, da Representação Regional do Ministério da Cultura em São Paulo.

Em Bauru, a “Ativação das Praças CEUs do interior Paulista” foi realizada no dia 03 de setembro. Contou com a presença da Secretária Municipal do Bem Estar Social de Bauru, Darlene Martin Tendolo, representando o prefeito Rodrigo Mendonça, e de outros secretários municipais. O Secretário Municipal de Cultura de Bauru, Elson Reis, destacou que no orçamento participativo de cultura do município, todas as regiões administrativas mencionaram como prioridade a construção de um CEU ou equipamento cultural similar na sua região. Este encontro contou com a presença de mais de cem pessoas entre representantes de Praças CEUs de dezessete municípios.

Neste ano ainda será realizado mais um encontro na região norte, no dia 08 de outubro, que terá como sede o CEU de Manacapuru-AM. A região sul, que ainda não sediou nenhum encontro de ativação, vai receber encontros em Cambé-PR, Erechim-RS e Gaspar-SC, encerrando os encontros regionais do Segundo Ciclo de Ativação em 2015, que ainda contará com um Encontro Nacional no ano de 2016.

Confira aqui a apresentação da Coordenação de Mobilização Social e Gestão que foi exposta nos encontros.