Developed in conjunction with Ext-Joom.com

Saiba mais sobre o novo Sistema de Gestão

Os gestores dos CEUs já contam com um novo sistema de gestão, para gerar indicadores e resultados a serem utilizados na formulação de políticas e programas de apoio à ocupação do equipamento pelos entes federados e pelo governo federal.

O sistema, cuja atualização e alimentação das informações são responsabilidade dos gestores dos equipamentos, tem caráter gerencial e auxilia a dimensionar e prever orçamento para o funcionamento dos CEUs, além de também ajudar na qualificação de parcerias locais e institucionais, no planejamento das atividades e na sustentabilidade do equipamento. A melhor organização das informações garante a transparência na gestão das praças.

Ainda em fase de elaboração, o Sistema dos CEUs será disponibilizado em seu primeiro módulo apenas com informações sobre o cadastramento do usuário de cada CEU, informações gerais do equipamento, dados sobre a UGL (Unidade Gestora Local) e sobre o Grupo Gestor.

Também será possível atualizar os campos referentes a mobilização social (cadastramento de atores locais do Mapeamento dos Territórios de Vivência), articulação (parcerias institucionais e Sistema Nacional de Cultura) e recursos humanos.

Numa segunda etapa, serão implantados os módulos sobre gestão do equipamento, programação (sazonal e permanente), orçamento (calculado para um ano de funcionamento), público estimado, público atingido nas atividades e condições de funcionamento dos equipamentos, do mobiliário e do acervo.

O cadastramento de usuário permitirá que apenas uma pessoa por CEU contenha os dados de acesso (login e senha), ficando responsável pela inserção e consulta de dados no sistema. Essa pessoa deverá obrigatoriamente fazer parte do Grupo Gestor.

Para facilitar a utilização do Sistema dos CEUs, o Ministério da Cultura desenvolveu um manual, que explica passo a passo como utilizar o sistema, e elucida as informações que devem ser inseridas em cada campo. (Link). O recomendado é que o sistema seja atualizado duas vezes por ano.

Acesse o Sistema de Gestão dos CEUs