Developed in conjunction with Ext-Joom.com

Quatro novas Praças CEUs inauguradas de Janeiro a Março

Foto: Prefeitura Municipal de Cubatão

Cubatão-SP

O município de Cubatão-SP inaugurou sua Praça CEU de 3.000 m², no domingo 14 de janeiro, com a presença do Secretário de Infraestrutura Cultural do Ministério da Cultura, Alfredo Bertini, e do Prefeito Ademário Oliveira. A cerimônia foi animada pela Banda Marcial da cidade, e pela apresentação do Corpo Coreográfico, e contou com a presença de muitos secretários municipais e vereadores.

Primeira Praça inaugurada na Baixada Santista, o CEU Milton Alexandre de Jesus recebeu o nome em homenagem a um ativista social que muito trabalhou pelo esporte e pela juventude de Cubatão, e era mais conhecido como Cebola.

Logo após a inauguração, o CEU iniciou suas atividades e abriu inscrições para 210 vagas gratuitas em diferentes segmentos e para diversas faixas etárias. As primeiras oficinas realizadas na Praça foram de confecção de brinquedos, confecção de maquetes, confecção de mandalas, exercícios cênicos, jogos dramáticos e iniciação teatral.

A Praça CEU Milton Alexandre de Jesus fica na Rua Januário Cândido Pontes, no bairro Jardim Nova República, em Cubatão-SP. Também conhecido como Bolsão 8, o bairro ainda não dispunha de equipamentos culturais, e o novo CEU poderá atender e beneficiar a mais de 25 mil habitantes da região.

 

Foto: Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré

Almirante Tamandaré-PR

O CEU da cidade de Almirante Tamandaré (PR) foi inaugurado no dia 19 de janeiro, com a presença do Secretário de Infraestrutura Cultural do MinC, Alfredo Bertini. A solenidade foi precedida por atividades culturais e esportivas durante toda a tarde, como campeonato de skate, oficina de maquiagem e oficina de grafite, além de brincadeiras para as crianças.

Situado na região metropolitana de Curitiba, o CEU de Almirante Tamandaré ofertará atividades de esporte, cultura e atendimento social. Algumas atividades, como as aulas de zumba e jiu jitsu já são sucesso ali.

Com um modelo de 700 m², o CEU de Almirante Tamandaré foi batizado de Lauro Schlichting, e está localizado à Rua José Milek Filho, 208, no bairro de Vila Graziela.

 

Foto: Prefeitura Municipal de Itú

Itú-SP

A Praça CEU do município de Itú-SP foi inaugurado oficialmente no dia 22 de fevereiro pelo prefeito Guilherme Gazzola, com as presenças do Secretário de Infraestrutura Cultural do Ministério da Cultura, Alfredo Bertini, do Diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura Cultural do Ministério da Cultura, Paulo Nakamura, do Presidente da Câmara de Vereadores de Itu, Manoel Monteiro Gomes, e de representantes da comunidade.

Os secretários municipais de Cultura, Geraldo Gonçalves Júnior, e de Esportes, Douglas Willian Boschetti, que também participaram do evento, destacaram a importância do CEU para a cidade: "Apesar de Itu ser antiga, com 408 anos, não tinha um único equipamento cultural público de cultura. Não temos teatro público, a biblioteca pública é pequena". Durante a solenidade de inauguração, foi ressaltada também a importância da noção de compartilhamento da zeladoria pública, que leva a comunidade local a participar da gestão e a cuidar do equipamento público, a partir do sentimento de que o local pertence a todos.

Dentre as atividades regulares oferecidas nas diversas áreas da Praça CEU, já se destacam as aulas de teatro, canto, xadrez e futsal, frequentadas principalmente por crianças e jovens. O endereço é Rua Professora Ruth Amorim Alves s/nº, bairro Parque das Rosas.

 

 

Foto: Prefeitura Municipal de Cariacica

Cariacica-ES

O 153º Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU do país foi inaugurado no dia 1º de março, em Cariacica-ES, município da região metropolitana da capital do Estado, Vitória.

Localizado no Bairro Nova Rosa da Penha, o equipamento vai beneficiar toda a região com o acesso à cultura e ao esporte, podendo facilmente ser frequentado pela população de muitos bairros do entorno. Por este motivo, os diversos espaços da Praça CEU – cineteatro, rampas de skate, sala multiuso, quadra de esportes, telecentro, biblioteca e CRAS – receberam nomes que fazem referência a essas comunidades, como Moxuara, Vila do Progresso, Porto da Esperança e outros, “de modo a estimular a reafirmação identitária e a relação de pertencimento dos moradores da região ao novo equipamento”, conforme explica a integrante do Grupo Gestor, Renata Weixter.

Formado após uma intensa articulação com a população, o Grupo Gestor tomou posse no dia 19 de dezembro de 2017, já pensando em estratégias de como melhor utilizar a Praça CEU e de como envolver a comunidade na gestão. Um dos frutos desse trabalho foi a eleição de um representante da sociedade civil – o técnico em comunicação Roniel Monico – para coordenar o CEU em seus primeiros dois anos.

O Grupo Gestor anunciou que a Praça CEU terá wi-fi gratuito, e destacou seis projetos sociais que vão atuar ali: capoeira, judô, futsal infantil, circo, taekwondo e musicalização infantil. Segundo o Secretário de Cultura de Cariacica, Erildo Denadai, a Praça CEU será o espaço ideal para a atuação dos grupos culturais da cidade, seja com ensaios ou com a oferta de cursos e oficinas. O CEU das Artes de Cariacica (ES), está localizado na Rua Élcio Pinto da Rosa, n.º 78.

 

Novas inaugurações

Estão previstas as inaugurações das Praças CEUs de Santa Maria-RS, Santa Rosa-RS e Suzano-SP, nas datas prováveis de 21, 23 e 25 de março, respectivamente.