Capacitação e Fortalecimento das Redes de Gestores e Comunidades das Praças CEU

Desde 2011, o MinC vem realizando seminários para familiarizar os gestores dos CEUs com os temas abordados nas oficinas da Meta de Mobilização Social, auxiliar nos processos de prestação de contas,  formação do Grupo Gestor, entre outras demandas, além de estimular a criação de uma rede de gestores e comunidades para intercâmbio de experiências e o debate sobre os desafios encontrados na gestão, uso e ocupação dos equipamentos.

Essa rede vem se fortalecendo, com os últimos encontros nacionais realizados durante a TEIA Nacional da Diversidade, em Natal/RN, e no Seminário Nacional de Capacitação para Gestores Comunidades dos CEUs, em Brasília/DF, ambos em 2014.

Ativações Regionais

Iniciadas a partir de 2014 e em curso atualmente, as Ativações Regionais são eventos de capacitação e fortalecimento das redes de gestores e comunidades das Praças.

Com programação de 1 dia, os encontros reúnem cerca de 30 Praças da região (entre gestores e comunidades) em um equipamento já inaugurado, estimulando os gestores cujos projetos ainda estão em fases anteriores a avançarem na execução. A produção do evento acontece em parceria com a Prefeitura da Praça sede, que disponibiliza o espaço, o cerimonial, equipamentos de som e vídeo, e transporte de apoio para a equipe dos Ministérios. Esse trabalho de capacitação presencial tem sido fundamental para a orientar a execução da Mobilização Social e apoiar a estruturação e o fortalecimento da gestão compartilhada dos equipamentos.

Os encontros contam com a presença da equipe do MinC e dos Ministérios Parceiros do Programa: Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Esporte.

Tabela Resumo dos Encontros de Ativação Regional de 2014 a 2017 (CGGEQ, 2018)