3º Ciclo de Ativações Regionais das Praças CEUs: seis Encontros em 2017

Com o objetivo de apoiar as equipes técnicas de Prefeituras, gestores e comunidades das Praças CEUs na condução da mobilização social, da ocupação, gestão e infraestrutura nos municípios contemplados com o Programa, o Ministério da Cultura realizou em 2017, por meio da equipe da Secretaria de Infraestrutura Cultural (Seinfra) a primeira etapa do o 3º Ciclo de Ativações Regionais.

Foto: Ativação em Campo Largo, PR
Foto: Ativação em Campo Largo, PR

Essas ativações foram realizadas nos seguintes municípios: Aparecida de Goiânia/GO, no dia 22 de junho, com a participação de representantes de CEUs de nove municípios, de Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal; Juiz de Fora/MG, em 10 de agosto, com 20 municípios de Minas Gerais e do Rio de Janeiro; Maricá/RJ, em 31 de agosto, com 14 municípios do Rio de Janeiro e do Espírito Santo; Serra Talhada/PE, em 26 de outubro, com a participação de 12 municípios dos Estados de Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí; Feira de Santana/BA, em 09 de novembro, com 14 municípios dos Estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte; e Campo Largo/PR, em 30 de novembro, com 29 municípios dos três Estados do Sul.

No total, esses encontros reuniram mais de 400 representantes de Praças CEUs de 98 municípios, em sua maioria membros dos Grupos Gestores – seja do poder público local, da sociedade civil organizada ou da comunidade. Alguns desses participantes representaram municípios nos quais os CEUs ainda não foram inaugurados.

Iniciados em 2011, esses encontros representam um momento de capacitação dos gestores das Praças CEUs em relação a diversos assuntos, como as oficinas de mobilização social, os processos de prestação de contas e a formação do Grupo Gestor Tripartite, dentre outros. Os participantes têm a oportunidade de conhecer melhor as possibilidades de inclusão nas Praças CEUs de programas e políticas dos ministérios parceiros – Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério da Justiça, Ministério do Trabalho e Ministério do Esporte.

A programação dos encontros inclui um momento dedicado ao relato de experiências exitosas de gestão por representantes de alguns CEUs em funcionamento, bem como uma dinâmica na qual os participantes trabalham em grupos e devem propor soluções para alguns dos desafios da gestão compartilhada, da mobilização social, do uso e da ocupação dos equipamentos pela comunidade. Além de possibilitar o intercâmbio de experiências, trata-se também de uma forma de estimular a criação de uma rede regional de gestores e comunidades.

O 3º ciclo de ativações continua no primeiro semestre de 2018, quando deverão ser realizados mais cinco encontros, sendo dois na região Norte e um no Estado de São Paulo, na região Centro-Oeste e na região Sul.

Foto: Apresentação artística na Ativação em Feira de Santana, BA
Foto: Apresentação artística na Ativação em Feira de Santana, BA