Quatro novas Praças CEUs inauguradas

Praça CEU de Governador Valadares. Foto: Prefeitura Municipal de Governador Valdares/MG
Praça CEU de Governador Valadares. Foto: Prefeitura Municipal de Governador Valdares/MG

Governador Valadares

Com a presença do Secretário de Infraestrutura Cultural do Ministério da Cultura, Alfredo Bertini, do prefeito André Merlo e de outras autoridades, Governador Valadares (MG) inaugurou sua Praça CEU no dia 17 de novembro, com uma grande festa, que teve apresentação de um grupo de dança funk do MC Guth, e da turma da terceira idade Comunidade Viva em Ação, formada por moradores dos bairros da região que fazem aulas de alongamento no CEU das Artes.

Há cerca de um ano os moradores da região dos bairros Santa Efigênia e Carapina começaram a descobrir que naquele local poderão encontrar opções de esporte, cultura e lazer. De acordo com o Prefeito André Merlo, dentre os recursos repassados pelo governo federal e os recursos municipais, o total investido no Projeto do CEU – de 3.000 m² – foi de cerca de R$ 3 milhões.

A Praça CEU de Governador Valadares fica na avenida Tancredo Neves, no bairro Santa Efigênia, e está funcionando todos os dias, com atividades variadas, como aulas de jazz e balet, capoeira, futebol, ginástica e alongamento para terceira idade e apresentações artísticas.

Ubá

A cidade de Ubá (MG) inaugurou sua Praça CEU de 3.000 m² no dia 29 novembro, com a participação do Prefeito Edson Teixeira Filho, do Secretário de Infraestrutura Cultural do MinC, Alfredo Bertini, e do Diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura Cultural, Paulo Nakamura, além de outras autoridades do município, prefeitos da região e moradores da comunidade, num grande festa com diversas apresentações artísticas. Também participaram da festa de inauguração representantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, PETI, que atua na Praça CEU através do projeto “Recrear Comunidades – Criando Novas ideias”.

No âmbito da Prefeitura de Ubá, o Projeto conta com a participação das Secretarias Municipais de Cultura, Turismo e Lazer, e de Desenvolvimento Social. Um diferencial dessa Praça CEU é que cada um dos seus espaços recebeu o nome de cidadãos que tiveram importante atuação na área cultural e esportiva na cidade, como forma de homenageá-los. Assim, a Praça de Esportes recebeu o nome de Sr. José Dias de Oliveira; a Biblioteca chama-se Dr. Manoel José Brandão Teixeira; e o Cineteatro faz uma homenagem a Fernando Cruz.

Foto: Prefeitura Municipal de Ubá/MG.
Foto: Prefeitura Municipal de Ubá/MG.

Atualmente, são oferecidas na Praça CEU de Ubá aulas de dança infantil, dança árabe, dança de salão, hip hop, karatê, violão e balé, dentre outras. O CEU fica localizado à Rua Otacílio Coutinho, sem número, no bairro Cohab, próximo à Escola Estadual Padre Joãzinho.

Breves

Batizado de Centro de Artes e Esportes Unificado Antônio Alberto Cardoso, o CEU do município de Breves (PA) foi inaugurado no dia 30 de novembro, durante as festividades dos 167 anos de emancipação política da cidade. A solenidade foi marcada por diversas apresentações artísticas, inclusive com danças e músicas típicas da região, e contou com a presença do representante regional do MinC na região Norte, Alberdan Batista, do Prefeito Toninho Barbosa e do Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, além de outras autoridades e da comunidade.

O Prefeito Toninho Barbosa declarou que este é o equipamento mais importante do município, que nele tem seu único teatro. Ele ressaltou o alcance social do projeto, que beneficia todas as faixas etárias, e lembrou que sua realização foi um grande desafio para o município, sendo que o termo de compromisso foi assinado em março de 2012. A Secretária de Cultura de Breves, Sra. Elians, lembrou que o local onde foi construída a Praça CEU é uma área de grande vulnerabilidade social, e afirmou que toda a comunidade está muito agradecida por receber esse equipamento, que é o maior complexo cultural e esportivo do arquipélago do Marajó, no Estado do Pará.

Votorantim

O Centro de Artes e Esportes Unificados de Votorantim, situado no bairro Itapeva, foi inaugurado no dia 3 dezembro, dentro da programação comemorativa dos 54 anos de emancipação político-administrativa do município. A solenidade, que contou com a participação do Secretário de Infraestrutura Cultural do MinC, Alfredo Bertini, e do Prefeito Fernando de Oliveira Souza, teve apresentações de dança, teatro e da fanfarra da Escola Estadual Alice de Moura.

O espaço reúne atividades culturais, esportivas e de lazer, além de formação e qualificação para o mercado de trabalho, inclusão digital e serviços sócio assistenciais. As atividades esportivas estão sendo oferecidas por meio da Secretaria de Desporto, e incluem handebol, vôlei, basquete, ginástica e futsal (masculino e feminino). As Secretarias de Cultura, Turismo e Lazer, e de Geração de Renda também participam do Grupo Gestor, juntamente com os representantes da sociedade civil. O Grupo busca a integração das políticas de cultura, esporte, assistência social, justiça e trabalho, e é responsável pela oferta de atividades em todos os espaços da Praça CEU, tais como a Biblioteca (equipada com mais de dois mil livros), o laboratório de multimídia (equipado com dez computadores e internet gratuita) e o cineteatro de 60 lugares.

Foto: Prefeitura Municipal de Votorantim/SP.
Foto: Prefeitura Municipal de Votorantim/SP.

O CEU das Artes de Votorantim, está localizado na Rua Élcio Pinto da Rosa, n.º 78, no Jardim Cristal, região do Bairro Itapeva.